quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como o grupo funciona?

As mulheres do Grupo MADA reúnem-se e se encontram semanalmente para tratarem de suas questões e formas de se relacionar. Nestas reuniões a mulher recém-chegada será recebida por diferentes coordenadoras e verá como funciona o Grupo MADA.

A proposta do Grupo MADA é que a visitante permita-se a si e ao grupo uma chance, assistindo a 06 (seis) reuniões consecutivas, que serão chamadas de "Primeira Vez", mesmo havendo dúvidas sobre se o grupo é o lugar apropriado para a sua recuperação. Tem sido comprovado que seis vezes é um bom tempo para que a recém-chegada possa por auto-iniciativa decidir se existe identificação com a problemática de dependência de relacionamentos destrutivos e se quer trabalhar sua recuperação no grupo.

Perguntas mais freqüentes:

• Quem são os membros de MADA e por que estão aqui?

São mulheres que tem um vínculo que as une: acreditam que a dependência de relacionamentos destrutivos afeta profundamente suas vidas. Reúnem-se para compartilhar suas experiências.

• Como receber ajuda?

A reunião é composta basicamente por depoimentos e provavelmente alguém falará sobre uma situação parecida ou semelhante a sua. A partir de uma experiência pessoal e, sem dar conselhos ou fazer interpretações psicológicas, a ajuda é feita com base na identificação da situação apresentada na qual relação se reflete como espelho para quem está escutando.
Mesmo que a visitante não encontre ninguém nas mesmas condições, ela poderá se identificar com a forma com que muitas das mulheres sentem os efeitos que a dependência de pessoas produz em suas vidas.

• Quem vai ao grupo precisa dizer alguma coisa?

Não. Se preferir, pode somente escutar. A mulher é livre para escolher, mas a experiência indica que compartilhar com pessoas que entendem seu problema traz muito alívio. Guarda-se o que serve e descarta-se o resto.

• Alguém saberá que estive aqui?

Não. Recomenda-se respeitar o anonimato de cada participante. Usam-se apenas os nomes das mulheres. Não se fala das mulheres que participam das reuniões, nem é repetido o que é ouvido delas. Protege-se também o anonimato daquelas pessoas das quais as mulheres são dependentes.

• Trata-se de uma irmandade religiosa?

Não. Se aceita a idéia de que há um Poder Superior, que nos ajuda a resolver os problemas e a encontrar a paz espiritual. A crença de cada mulher é uma questão pessoal e, portanto, respeitada como tal.

• Quem dirige este grupo?

Todas as mulheres. Porém, para manter a ordem e conseguir um funcionamento uniforme, elegem-se as coordenadoras do grupo que irão exercer suas funções. Todas trabalham como voluntárias para manter o local em ordem.

• Quanto irá me custar?

Não há mensalidades ou honorários a serem pagos para unir-se a este grupo. O sustento provém das próprias contribuições, que são feitas de forma voluntária. Usa-se o dinheiro arrecadado para pagar o aluguel da sala, comprar livros referentes ao tema e para manter outras despesas do grupo.

• E agora, o que é que eu faço?

Para as MADAs tem sido útil assistir regularmente às reuniões de MADA, falar com alguém antes e depois das reuniões, entrar em contato com as demais companheiras, telefonar para elas entre uma reunião e outra, compartilhar os problemas com um grupo que as entende, respeita e não julga. É oferecido a você compreensão e solidariedade. Se, após seis reuniões, você decidir freqüentar as reuniões, o Grupo MADA de mútua-ajuda estará esperando por você, para podermos trabalhar todas juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário